INTER CURSOS 2007/08
REGULAMENTO GERAL DA PROVA
1– MODELO COMPETITIVO DO INTER CURSOS
1.1 - A primeira fase da prova, será jogada por dois grupos de xx equipas cada, em sistema de todos contra todos a uma volta. nesta fase disputada por pontos, adoptar-se-á a seguinte tabela:
1.2 - A classificação geral das equipas que, no final da primeira fase, se
encontrem com igual número de pontos depende, para efeito de desempate,
das seguintes disposições, segundo a ordem de prioridade:
a) O número de pontos alcançados pelas equipas empatadas, no jogo que
realizaram entre si;
b) Pelo menor número de cartões vermelhos durante a primeira fase da
prova;
c) A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de
golos sofridos pelas equipas empatadas, durante a primeira fase da prova;
d) O maior número de vitórias, durante a primeira fase da prova;
e) O maior número de golos marcados, durante a primeira fase da prova;
f) O menor número de golos sofridos, durante a primeira fase da prova;
g) Sorteio
1.3 – São apuradas para a segunda fase da prova as oito equipas, melhores classificadas, de cada grupo;
1.4 – O emparelhamento da segunda fase, denominada de “play-off”, será
feito da seguinte forma:
OITAVOS DE FINAL:
JOGO 1 – 1º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 8º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 2 – 2º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 7º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 3 – 3º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 6º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 4 – 4º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 5º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 5 – 5º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 4º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 6 – 6º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 3º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 7 – 7º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 2º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 8 – 8º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 1º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
QUARTOS DE FINAL
JOGO 9 – VENCEDOR DO JOGO 1/ VENCEDOR DO JOGO 5
JOGO 10 – VENCEDOR DO JOGO 2/ VENCEDOR DO JOGO 6
JOGO 11– VENCEDOR DO JOGO 3/ VENCEDOR DO JOGO 7
JOGO 12– VENCEDOR DO JOGO 4/ VENCEDOR DO JOGO 8
MEIAS FINAIS
JOGO 13– VENCEDOR DO JOGO 9/ VENCEDOR DO JOGO 11
JOGO 14– VENCEDOR DO JOGO 10/ VENCEDOR DO JOGO 12
ATRIBUIÇÃO DOS QUATRO PRIMEIROS LUGARES
JOGO 15– VENCEDOR DO JOGO 13/ VENCEDOR DO JOGO 14
JOGO 16– VENCIDO DO JOGO 13/ VENCIDO DO JOGO 14
1.5 – Na fase dos “play off” , se um jogo terminar com uma igualdade no
marcador, a determinação da equipa vencedora será efectuada da
seguinte forma:
a) Prolongamento do jogo por um periodo de cinco minutos, sem
intervalo, e sem troca de campo;
b) Se no final deste prolongamento o empate subsistir, apurar-se-á o
vencedor por marcação de uma série de cinco pontapés da marca de
grandes penalidades;
c) Se no final da marcação da série de pontapés da marca de grande
penalidade, as continuarem empatadas, serão marcados séries de um
pontapé da marca de grande penalidade, até ser encontrado o
vencedor;
1.6 – Ganha a eliminatória do play-off, a equipa que obtiver duas
vitórias;
2.- JOGOS DO INTER CURSOS
2.1 – Todos os jogos terão a duração de duas partes de vinte minutos
cada, realizados com tempo corrido. os jogos de atribuição de lugares
serão realizados com tempo de jogo real, isto é, o cronometrista
procederá á paragem do tempo de jogo sempre que a bola não esteja em
jogo.
2.2 – As equipas têm direito a um periodo comum de aquecimento “á
baliza” no máximo de cinco minutos, controlado pelo cronómetro do
pavilhão.
2.3 – Serão dados cinco minutos de tolerância, que são coincidentes
com o periodo de aquecimento. após este periodo, é atribuido falta de
comparência á equipa.
2.4 – A uma equipa que seja atribuida falta de comparência, é atribuida
derrota por 5-0. a esta equipa será instaurado um processo disciplinar,
que será avaliado pela comissão organizadora.
2.5 – A uma equipa á qual sejam atribuidas duas faltas de comparência
consecutivas ou três alternadas, a equipa será excluida da competição.
2.6 – A comissão organizadora, poderá aceitar adiamento de um jogo. o
adiamento terá de ser solicitado até quarenta e oito horas após a
divulgação por correio electrónico, da calendarização da jornada á
qual o jogo pertence.
2.7 – Para uma equipa solicitar o adiamento de um jogo, terá de obter
obrigatóriamente o consentimento por escrito da equipa adversária.
3 – JOGADORES DO INTER CURSOS
3.1 – São doze o número máximo de jogadores a poderem ser acreditados
para um jogo do inter-cursos. no banco de suplentes podem estar no
máximo, dois oficiais;
3.2 – Cada equipa pode inscrever um limite maximo de 30 jogadores,
sendo estes obrigatoriamente do mesmo curso. a utilização de
joadores de diferentes cursos, implica a derrota no(s) jogo(s) que
utilizou alunos de outros cursos.
3.3 – Podem ser inscritos no inter cursos de futsal, alunos que
terminaram o seu curso, sendo essa inscrição válida até ao fim do ano
civil seguinte da conclusão do curso. a infracçao a esta regra, implica
a derrota no(s) jogo(s) que utilizou o aluno com o curso finalizado.
b] 3.4 –[/b] Alunos de mestrado e/ou doutoramento não podem ser inscritos,
com excepção de o mestrado (2º ciclo de bolonha) ter o mesmo nome do
curso. a infracçao a esta regra, implica a derrota no(s) jogo(s) que
utilizou o aluno de mestrado e/ou doutoramento.
3.5 – Cada equipa pode inscrever um número limitado de 20 jogadores,
até 31 de outubro de 2007. o segundo periodo de inscrições decorre de
18 a 29 de fevereiro de 2008, possibilitando a cada equipa a inscrição
até mais 10 jogadores.
3.6 - A inscrição do jogador tem de ser feita dois dias úteis antes do
jogo, e deverá ser feita por correio electrónico para o endereço
gabinetedesportivo@aauav.ua.pt . Na mensagem enviada deverá constar o
nome do aluno a inscrever, bem como o seu número mecanográfico e
uma foto em formato digital até 50 k;
3.7 – Não é cobrado qualquer valor adicional, pela inscrição de novos
jogadores.
3.8 – São considerados quatro o número mínimo de jogadores de uma
equipa para iniciar um jogo.
3.9 – A apresentação do cartão de estudante de cada jogador, na mesa,
no início de cada jogo, é obrigatória.
3.10 - Excepcionalmente, aquando da não existência do cartão de
estudante, o jogador deverá se identificar com o bilhete de
identidade/passaporte ou carta de condução.
3.11 - A não apresentação de qualquer de um destes documentos, impede
o jogador de ser utilizado.
3.12 – Os jogadores a ser utilizados em cada jogo, deverão obrigatoriamente constar na ficha de acreditação da equipa,
disponível no sitio www.aauav.pt
3.13 – É da responsabilidade das equipas a apresentação da sua ficha de
acreditação no início de cada jogo.
3.14 – É de responsabilidade dos jogadores, o pagamento de qualquer
prejuizo por sí causado, no pavilhão aristides hall.
4 – DISCIPLINA DO INTER CURSOS
4.1 – Ao jogador a quem seja exibido um cartão vermelho, será aplicado
no mínimo um jogo de suspensão.
4.2 – Ao jogador a quem seja exibido um cartão vermelho, o relatório
do árbitro é sempre analisado pela comissão organizadora.
4.3 – É de competência da comissão organizadora a aplicação dos
castigos disciplinares, em função do relatório do árbitro.
4.4 – Qualquer elemento de uma equipa que agrida fisicamente outro
elemento do torneio, terá suspensão imediata do torneio inter cursos.
4.5 – Para apresentar um protesto, deve o delegado ao jogo mencionar
tal pretensão no boletim de jogo. Deve ainda apresentar uma exposição
por escrito ao comité organizador, devidamente assinada pelo
delegado da equipa, em ficha própria fornecida pela organização, até
vinte e quatro horas após o términus do encontro em causa.
4.6 – Para a comissão organizadora poder aceitar o protesto, este
deverá vir acompanhado por uma caução de cento e cinquenta euros,
que será devolvida se for dado provimento ao protesto.
5 – COMISSÃO ORGANIZADORA DO INTER CURSOS
5.1 – A comissão organizadora do inter cursos 2007/2008, terá a
seguinte composição:
André Couto – responsável do sector desportivo da AAUAV;
Bruno Silva – coordenador do núcleo de futsal da AAUAV;
Professor Augusto Paulo – técnico desportivo da AAUAV;
Miguel Angelo– representante das equipas;
Décio Silva – representante das equipas;
5.2 – São competências do Comité Organizador:
a) Elaborar o calendário logo após a realização do sorteio;
b) Calendarizar cada jornada, e enviar a informação ás equipas no
mínimo com uma semana de antecedência;
c) Divulgar os resultados dos jogos realizados, bem como elaborar a
tabela classificativa das equipas bem como dos melhores marcadores;
d) Decidir questões disciplinares;
e) Decidir os prtestos apresentados pelas equipas;
f) Nomear árbitros;
g) Providenciar o pavilhão aristides hall para a realização dos jogos;
h) Fornecer a bola de jogo;
i) Distribuir água pelas equipas em cada jogo;
6 – CASOS OMISSOS
Qualquer situação não prevista neste regulamento de prova, deverá ser analisada e decidida pela comissão organizadora do inter cursos.
REGULAMENTO GERAL DA PROVA
1– MODELO COMPETITIVO DO INTER CURSOS
1.1 - A primeira fase da prova, será jogada por dois grupos de xx equipas cada, em sistema de todos contra todos a uma volta. nesta fase disputada por pontos, adoptar-se-á a seguinte tabela:
VITÓRIA . . . . . 3 PONTOS
EMPATE . . . 1 PONTO
DERROTA . . . 0 PONTOS
EMPATE . . . 1 PONTO
DERROTA . . . 0 PONTOS
1.2 - A classificação geral das equipas que, no final da primeira fase, se
encontrem com igual número de pontos depende, para efeito de desempate,
das seguintes disposições, segundo a ordem de prioridade:
a) O número de pontos alcançados pelas equipas empatadas, no jogo que
realizaram entre si;
b) Pelo menor número de cartões vermelhos durante a primeira fase da
prova;
c) A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de
golos sofridos pelas equipas empatadas, durante a primeira fase da prova;
d) O maior número de vitórias, durante a primeira fase da prova;
e) O maior número de golos marcados, durante a primeira fase da prova;
f) O menor número de golos sofridos, durante a primeira fase da prova;
g) Sorteio
1.3 – São apuradas para a segunda fase da prova as oito equipas, melhores classificadas, de cada grupo;
1.4 – O emparelhamento da segunda fase, denominada de “play-off”, será
feito da seguinte forma:
OITAVOS DE FINAL:
JOGO 1 – 1º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 8º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 2 – 2º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 7º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 3 – 3º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 6º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 4 – 4º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 5º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 5 – 5º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 4º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 6 – 6º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 3º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 7 – 7º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 2º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
JOGO 8 – 8º CLASSIFICADO DO GRUPO 1/ 1º CLASSIFICADO DO GRUPO 2
QUARTOS DE FINAL
JOGO 9 – VENCEDOR DO JOGO 1/ VENCEDOR DO JOGO 5
JOGO 10 – VENCEDOR DO JOGO 2/ VENCEDOR DO JOGO 6
JOGO 11– VENCEDOR DO JOGO 3/ VENCEDOR DO JOGO 7
JOGO 12– VENCEDOR DO JOGO 4/ VENCEDOR DO JOGO 8
MEIAS FINAIS
JOGO 13– VENCEDOR DO JOGO 9/ VENCEDOR DO JOGO 11
JOGO 14– VENCEDOR DO JOGO 10/ VENCEDOR DO JOGO 12
ATRIBUIÇÃO DOS QUATRO PRIMEIROS LUGARES
JOGO 15– VENCEDOR DO JOGO 13/ VENCEDOR DO JOGO 14
JOGO 16– VENCIDO DO JOGO 13/ VENCIDO DO JOGO 14
1.5 – Na fase dos “play off” , se um jogo terminar com uma igualdade no
marcador, a determinação da equipa vencedora será efectuada da
seguinte forma:
a) Prolongamento do jogo por um periodo de cinco minutos, sem
intervalo, e sem troca de campo;
b) Se no final deste prolongamento o empate subsistir, apurar-se-á o
vencedor por marcação de uma série de cinco pontapés da marca de
grandes penalidades;
c) Se no final da marcação da série de pontapés da marca de grande
penalidade, as continuarem empatadas, serão marcados séries de um
pontapé da marca de grande penalidade, até ser encontrado o
vencedor;
1.6 – Ganha a eliminatória do play-off, a equipa que obtiver duas
vitórias;
2.- JOGOS DO INTER CURSOS
2.1 – Todos os jogos terão a duração de duas partes de vinte minutos
cada, realizados com tempo corrido. os jogos de atribuição de lugares
serão realizados com tempo de jogo real, isto é, o cronometrista
procederá á paragem do tempo de jogo sempre que a bola não esteja em
jogo.
2.2 – As equipas têm direito a um periodo comum de aquecimento “á
baliza” no máximo de cinco minutos, controlado pelo cronómetro do
pavilhão.
2.3 – Serão dados cinco minutos de tolerância, que são coincidentes
com o periodo de aquecimento. após este periodo, é atribuido falta de
comparência á equipa.
2.4 – A uma equipa que seja atribuida falta de comparência, é atribuida
derrota por 5-0. a esta equipa será instaurado um processo disciplinar,
que será avaliado pela comissão organizadora.
2.5 – A uma equipa á qual sejam atribuidas duas faltas de comparência
consecutivas ou três alternadas, a equipa será excluida da competição.
2.6 – A comissão organizadora, poderá aceitar adiamento de um jogo. o
adiamento terá de ser solicitado até quarenta e oito horas após a
divulgação por correio electrónico, da calendarização da jornada á
qual o jogo pertence.
2.7 – Para uma equipa solicitar o adiamento de um jogo, terá de obter
obrigatóriamente o consentimento por escrito da equipa adversária.
3 – JOGADORES DO INTER CURSOS
3.1 – São doze o número máximo de jogadores a poderem ser acreditados
para um jogo do inter-cursos. no banco de suplentes podem estar no
máximo, dois oficiais;
3.2 – Cada equipa pode inscrever um limite maximo de 30 jogadores,
sendo estes obrigatoriamente do mesmo curso. a utilização de
joadores de diferentes cursos, implica a derrota no(s) jogo(s) que
utilizou alunos de outros cursos.
3.3 – Podem ser inscritos no inter cursos de futsal, alunos que
terminaram o seu curso, sendo essa inscrição válida até ao fim do ano
civil seguinte da conclusão do curso. a infracçao a esta regra, implica
a derrota no(s) jogo(s) que utilizou o aluno com o curso finalizado.
b] 3.4 –[/b] Alunos de mestrado e/ou doutoramento não podem ser inscritos,
com excepção de o mestrado (2º ciclo de bolonha) ter o mesmo nome do
curso. a infracçao a esta regra, implica a derrota no(s) jogo(s) que
utilizou o aluno de mestrado e/ou doutoramento.
3.5 – Cada equipa pode inscrever um número limitado de 20 jogadores,
até 31 de outubro de 2007. o segundo periodo de inscrições decorre de
18 a 29 de fevereiro de 2008, possibilitando a cada equipa a inscrição
até mais 10 jogadores.
3.6 - A inscrição do jogador tem de ser feita dois dias úteis antes do
jogo, e deverá ser feita por correio electrónico para o endereço
gabinetedesportivo@aauav.ua.pt . Na mensagem enviada deverá constar o
nome do aluno a inscrever, bem como o seu número mecanográfico e
uma foto em formato digital até 50 k;
3.7 – Não é cobrado qualquer valor adicional, pela inscrição de novos
jogadores.
3.8 – São considerados quatro o número mínimo de jogadores de uma
equipa para iniciar um jogo.
3.9 – A apresentação do cartão de estudante de cada jogador, na mesa,
no início de cada jogo, é obrigatória.
3.10 - Excepcionalmente, aquando da não existência do cartão de
estudante, o jogador deverá se identificar com o bilhete de
identidade/passaporte ou carta de condução.
3.11 - A não apresentação de qualquer de um destes documentos, impede
o jogador de ser utilizado.
3.12 – Os jogadores a ser utilizados em cada jogo, deverão obrigatoriamente constar na ficha de acreditação da equipa,
disponível no sitio www.aauav.pt
3.13 – É da responsabilidade das equipas a apresentação da sua ficha de
acreditação no início de cada jogo.
3.14 – É de responsabilidade dos jogadores, o pagamento de qualquer
prejuizo por sí causado, no pavilhão aristides hall.
4 – DISCIPLINA DO INTER CURSOS
4.1 – Ao jogador a quem seja exibido um cartão vermelho, será aplicado
no mínimo um jogo de suspensão.
4.2 – Ao jogador a quem seja exibido um cartão vermelho, o relatório
do árbitro é sempre analisado pela comissão organizadora.
4.3 – É de competência da comissão organizadora a aplicação dos
castigos disciplinares, em função do relatório do árbitro.
4.4 – Qualquer elemento de uma equipa que agrida fisicamente outro
elemento do torneio, terá suspensão imediata do torneio inter cursos.
4.5 – Para apresentar um protesto, deve o delegado ao jogo mencionar
tal pretensão no boletim de jogo. Deve ainda apresentar uma exposição
por escrito ao comité organizador, devidamente assinada pelo
delegado da equipa, em ficha própria fornecida pela organização, até
vinte e quatro horas após o términus do encontro em causa.
4.6 – Para a comissão organizadora poder aceitar o protesto, este
deverá vir acompanhado por uma caução de cento e cinquenta euros,
que será devolvida se for dado provimento ao protesto.
5 – COMISSÃO ORGANIZADORA DO INTER CURSOS
5.1 – A comissão organizadora do inter cursos 2007/2008, terá a
seguinte composição:
André Couto – responsável do sector desportivo da AAUAV;
Bruno Silva – coordenador do núcleo de futsal da AAUAV;
Professor Augusto Paulo – técnico desportivo da AAUAV;
Miguel Angelo– representante das equipas;
Décio Silva – representante das equipas;
5.2 – São competências do Comité Organizador:
a) Elaborar o calendário logo após a realização do sorteio;
b) Calendarizar cada jornada, e enviar a informação ás equipas no
mínimo com uma semana de antecedência;
c) Divulgar os resultados dos jogos realizados, bem como elaborar a
tabela classificativa das equipas bem como dos melhores marcadores;
d) Decidir questões disciplinares;
e) Decidir os prtestos apresentados pelas equipas;
f) Nomear árbitros;
g) Providenciar o pavilhão aristides hall para a realização dos jogos;
h) Fornecer a bola de jogo;
i) Distribuir água pelas equipas em cada jogo;
6 – CASOS OMISSOS
Qualquer situação não prevista neste regulamento de prova, deverá ser analisada e decidida pela comissão organizadora do inter cursos.